PROGRAMA DE FAZENDA EM FAZENDA EM 03 JAN 23

 


ABERTURA


O mundo dá voltas, a vida muda e as coisas podem sempre melhorar. Tudo depende da nossa disposição perante os acontecimentos da vida. Não se deixe intimidar diante das adversidades, não sofra mais do que cada problema lhe faz sofrer. Na vida, todos nós passamos por fases mais complicadas, mas é preciso levantar e sacudir a poeira para seguir em frente.

Não podemos nunca perder a esperança, não podemos nunca perder o entusiasmo e a alegria de viver. As coisas podem melhorar, precisamos abrir o nosso coração e a nossa mente para que coisas boas cheguem até nós. E lembre que pensamentos positivos atraem coisas positivas. Sintonize o bem que ele vem.

Do passado tiramos lições de vida, mas o nosso lugar é no presente, olhando para o futuro. Para frente é que se anda! Sejamos felizes, hoje e sempre. Amém!

Abra os olhos, deixe a luz natural inundar o seu cérebro; respire bem fundo e sorria, pois um novo dia está começando!

Muitos tentam corromper a vida com suas atitudes e comportamentos negativos, mas você sabe que este é um mundo maravilhoso. Mas é preciso lutar por ele.

Por isso vá com alegria e paz no coração espalhar a sua esperança e positividade por todos que hoje se cruzarem com você. E no final do dia o mundo será um lugar melhor! 

==================================

==================================

Saiba qual é a melhor época para plantar os principais produtos agrícolas no Brasil


Calendário agrícola auxilia o produtor rural na época do plantio — Foto: Divulgação

A agricultura no Brasil é umas das principais bases da economia do país e se destaca pela sua grande produtividade, variedade e qualidade dos produtos. Os bons resultados estão atrelados ao cuidado em todas as etapas do processo do plantio, que devem ser bem planejadas e executadas, evitando assim os prejuízos.

O produtor precisa estar atento a vários fatores para evitar possíveis perdas, como qualificação da mão de obra, qualidade do solo, tecnologias que favoreçam a plantação, produtos que serão utilizados, clima e datas.

Qualquer erro pode prejudicar o plantio. Para que se obtenha sucesso em todas as fases da colheita, reduzindo assim os custos e principalmente os riscos, é fundamental que o agricultor elabore um calendário agrícola.

O calendário agrícola tem como principal objetivo a orientação em relação à época para a adubação, tempo do plantio e colheita, entre outros. Sua funcionalidade é de guiar o agricultor, facilitando o período de plantio, ajudando na organização e no controle de datas e períodos condizentes com a região e o clima em que a produção está sendo executada.

São critérios importantes a serem analisados:

  • Necessidade da população;
  • Capacidade de atender à demanda;
  • Tamanho da área de cultivo;
  • Distância do produto ao centro de comercialização/distribuição.

O calendário agrícola é necessário para levar a produção adiante e deve trazer informações como:

  • Precipitação anual;
  • Ciclos chuvosos;
  • Velocidade do vento;
  • Variação de temperatura;
  • Umidade do ar;
  • Épocas corretas de plantio e colheita e zoneamento agrícola.


Qual a melhor época de plantio em cada região do país?

O Brasil é um país muito plural quando se fala de clima e vegetação. Por isso, o calendário agrícola brasileiro é diferenciado. Cada região tem características próprias e as datas de produção da mesma cultura podem variar de região para região.

Confira o calendário para os principais cultivos do país:

Região Sul

Cultivo Plantio Colheita
Ameixa Plantio: Julho Setembro – Outubro
Amendoim Setembro Janeiro – Abril
Arroz Setembro Novembro – Abril
Aveia Abril Outubro – Dezembro
Café Setembro Maio – Novembro
Cítricos Outubro Dezembro – Março
Erva Mate Abril Março – Agosto
Feijão Agosto Outubro – Março
Fumo Agosto Dezembro – Fevereiro
Maçã Dezembro Janeiro – Abril
Milho Agosto Dezembro – Junho
Soja Setembro Janeiro – Maio
Tomate Agosto Data indeterminada, pois depende de fatores externos
Trigo Maio Setembro – Dezembro
Uva Julho Outubro – Dezembro

Região Sudeste

Cultivo Plantio Colheita
Algodão Outubro Março – Julho
Alho Março 3 a 4 meses depois
Ameixa Julho Data indeterminada, pois depende de fatores externos
Amendoim Setembro Dezembro – Março
Banana O ano inteiro Um ano depois
Batata Abril 3 a 4 meses depois
Café Outubro Abril – Setembro
Cana de açúcar Outubro Abril – Setembro
Cebola Fevereiro 4 a 6 meses depois
Cítricos Outubro Todo o ano
Feijão Outubro Janeiro – Abril
Mandioca Setembro Março – Julho
Milho Outubro Janeiro – Junho
Pêssego Julho Data indeterminada, pois depende de fatores externos
Tomate Agosto Data indeterminada, pois depende de fatores externos
Uva Julho Outubro – Dezembro

Região Nordeste

Cultivo Plantio Colheita
Algodão Janeiro Junho – Dezembro
Amendoim Março Maio – Agosto
Arroz Outubro Janeiro – Abril
Cacau Início da chuva Fevereiro – Maio
Cana de açúcar Setembro Novembro – Abril
Coco, Plantio Início da chuva 6 meses depois
Feijão Outubro Janeiro – Abril
Fumo Agosto Dezembro – Fevereiro
Mandioca Março Junho – Outubro
Manga Fevereiro Dezembro
Milho Outubro Junho
Soja Outubro Maio
Uva Dezembro Dezembro – Março/Junho – Julho

Região Norte

Cultivo Plantio Colheita
Arroz Outubro Data indeterminada, pois depende de fatores externos
Coco Início da chuva 6 meses depois
Guaraná Janeiro Novembro – Dezembro
Mandioca Setembro Março – Julho
Maracujá Todo o ano Um ano depois
Milho Agosto Data indeterminada, pois depende de fatores externos

Região Centro-Oeste

Cultivo Plantio Colheita
Algodão Novembro Abril – Junho
Amendoim Novembro Março a Abril
Arroz Setembro Janeiro – Abril
Cana de açúcar Outubro Abril – Dezembro
Mandioca Setembro Março – Agosto,
Milho Outubro Fevereiro – Junho
Soja Outubro Janeiro – Maio
Tomate Fevereiro Abril – Outubro

Agora que você já conhece os benefícios e regras propostas pelo calendário agrícola, boa safra! E seja qual for a cultura, a Ouro Safra está presente em todas as fases de plantio!

Ouro Safra atua há mais de 20 anos nos segmentos de armazenamento, compra e venda de cereais e comercialização de insumos agrícolas — Foto: Ouro Safra/Divulgação

Ouro Safra, a sua safra você faz aqui!



Oração de terça-feira

“Senhor Deus de Bondade, nesta terça-feira, venho diante de ti para agradecer todo o bem que realizas na minha vida. Muito obrigado pelo ar que respiro, pelo alimento à minha mesa, pelas pessoas que amo.

Hoje, quero te pedir o dom da paz e da harmonia. Que eu compreenda as diferenças, que busque o diálogo e que eu seja sempre um construtor de pontes que unam as pessoas.

Que na minha casa e na minha família reine sempre a tua paz. Afasta para bem longe do meu lar as disputas, discussões, as guerras, a violência.

Enche meu coração com o teu amor infinito.

“Pai santo, pai de amor, com alegria venho a tua presença neste momento, clamando pela sua graça em minha vida. Não quero dar nenhum passo, se o Senhor não estiver me direcionando. Não quero tomar nenhum decisão se o teu Espírito Santo não estiver me conduzindo e dando proteção. Porque sei que todos os dias acontecem coisas que não estávamos planejando, mas se o meu Deus, que sabe de todas as coisas, com amor e graça me guiar, posso ir onde for, que me sentirei seguro e protegido por ti.

Na oração do dia de hoje, quero pedir ao Senhor que aumente a fé em meu coração. Pois sei que sem a fé não posso enfrentar as lutas diárias da vida, e sem ela posso desfalecer e parar no meio do caminho. Por isso rogo que a tua misericórdia, que tem me alcançado durante todos esses anos, não me deixe por nenhum segundo. Quero todos os dias viver sentindo o teu amor ao meu lado, sabendo que escuta o meu clamor e sempre ouve a minha oração. Sou grato por teu amor, e por ser o meu Deus, aquele que nunca abandonou e nunca deixará um filho desamparado. Fique comigo hoje e sempre.


Senhor, hoje pedimos mais do Seu Espírito Santo em nossas vidas. Senhor, pode ser fácil para nós sermos consumidos pelos medos que nos cercam na vida, mas sabemos que, assim como Teu olho está realmente no pardal, você também cuida e nos vê.

Senhor, obrigado pela verdade dada por Sua santa palavra. Senhor, hoje apresentamos ao Seu santo trono todos os nossos cuidados, preocupações e medos. Agradecemos desde já que você não apenas proporcionará paz a esses estressores, mas que, de fato, está trabalhando em tudo para o bem.

Ensina-nos hoje a nos tornarmos mais dependentes de ti. Leve-nos a um discernimento maior de como você opera, para que possamos ter uma compreensão mais profunda de que tudo o que vemos com olhos naturais não é tudo o que é. Hoje pedimos aos olhos que vejam a sua mão em todos os assuntos e corações abertos ao seu trabalho. Amém!”


====================================

CANTANDO HISTÓRIA

 AVARÉ E JATAÍ

Peão Honrado

PEÃO HONRADO

======================== 

O FINO DO BREGA


Minha Proposta Miltinho Rodrigues

MINHA PROPOSTA

==============================

A HORA DO SÁBIO



Acorde! Você pode ter um tesouro em suas mãos.

Depois de 70 anos…

Uma descoberta espantosa:


Um Sucateiro nômade chamado William Sparks comprava e vendia ferro velho em diversas cidades da Inglaterra no início do século passado, ao falecer deixou para seus Netos os restos de seu negócio que não foi levado avante.

Entre seus pertences havia uma caneca de Bronze que ele especificou para ser entregue somente a seu netinho John Weber, porque o garoto brincava muito com ela quando criança praticando tiro ao alvo com uma espingarda de chumbinho e ar comprimido.

Esta atividade de traquinagem amassava o copo que o impedia de ser vendido já que precisava ser desamassado constantemente, o que Sr. Bill fazia com certa proeza apenas apertando com uma colher dentro do copo e batendo por fora com um martelinho.

John Weber já não era mais uma criança quando recebeu de seu Avô este presente e já não praticava mais tiro ao alvo como antes e aquele presente recebido como herança ficou por ali sem ser notado e depois foi parar em uma caixa que ficou muitos anos esquecida, até que em 2007 o Garotinho “John” agora com 70 anos resolveu se mudar para outra residência, reencontrou então seu brinquedinho predileto dentro de uma caixa de sapatos debaixo de sua cama.

Com aquele objeto na mão e sem ter uma utilidade prática para ele já que não seria mais um brinquedo de criança, ficou imaginando o que fazer com ele, se o deixava para trás, se o jogava no lixo ou se o vendia a outro ferro velho.

Com estas dúvidas em mente ele acabou observando melhor o seu brinquedo imaginando uma utilidade para o mesmo enquanto preservava uma lembrança de seu avô, agora porém, não mais com aquele olhar inocente de criança traquina e percebeu que o copo não era assim algo muito comum e não se lembrou ter visto outro semelhante em toda a sua vida.   O levou então ao “British Museum” que o instruiu como deveria pesquisar sobre o que seriam aquelas figuras impressas no copo de Bronze e estabelecer a procedência do tal objeto.

Uma análise mais detalhada, feita pelo cientista Peter Northover, apontou que “o método de manufatura e composição do ouro eram típicos do Império Aquemênida.”

A dinastia dos Aquemênidas se estabeleceu ao redor da Pérsia antiga estendendo seu domínio até a Líbia até ser derrotada por Alexandre, o Grande, em 330 a.C.

O Artefato se tratava de uma Relíquia Persa esculpida em uma peça de ouro puro, dataria dos séculos III ou IV  A. C.,  tem dois rostos femininos encrustados em cada lado e na testa de cada uma das mulheres, aparecem cobras entrelaçadas.

A Peça foi avaliada inicialmente em torno de (500 mil libras) ou (R$ 1,6 milhão) e está sendo anunciada pelos leiloeiros Duke’s, numa casa de leilões em Dorset no Sul da Grã-Bretanha, como um tesouro antigo da Pérsia.

O artefato foi esculpido a partir de uma única peça de ouro entre os séculos III e IV a.C.

Foto: Duke””s Auctioneers/Divulgação

O leilão seria realizado no dia 5 de junho de 2008, e os leiloeiros esperavam arrecadar pelo menos US$ 100 mil pelo objeto.

O garotinho John praticante de tiro ao alvo pensava se tratar apenas de uma lata velha e o Sr. John jamais imaginara que seu avô teria lhe deixado um tesouro de herança e que ficou tantos anos enferrujando debaixo da cama em que dormia todas as noites sem que ele nem ao menos sonhasse com aquele tesouro visível que sempre esteve em seu poder.


CLIQUE AQUI COTAÇÃO DO CACAU

============================== 

3 alimentos fundamentais para a engorda de bois em pasto? Descubra!

Oferecer forragem de qualidade, tenra e nutritiva é o primeiro passo para um bom manejo. Esse é o objetivo básico do manejo das pastagens.


“É necessário considerar, entretanto, que mesmo forrageiras de altíssima qualidade proporcionam ganho de peso moderado, em razão de ser um fator limitante a capacidade do animal de ingerir e digerir forragens”, afirma Adilson de Paula Almeida Aguiar, professor do Curso CPT Terminação de Bovinos em Pasto.


Para que ganhos mais altos possam ser obtidos no sistema de engorda de bovinos em pasto, 3 tipos de alimentação deverão ser fornecidos ao gado:


I- Forragens

Por terem alto teor de água e fibra, as forragens têm de ser consumidas em grande volume pelos animais, sendo, por isso, classificadas como alimentos volumosos.

Um quilo de folhas tenras de gramínea apresenta entre 15% e 20% de matéria seca, ou seja, entre 800 g e 850 g do peso total do alimento é composto por água.

II- Concentrados

Já os alimentos concentrados oferecem maior quantidade de nutrientes por quilo de produto, pois apresentam, no máximo, 12% de umidade, ou seja, 88% de sua composição é matéria seca.

Por isso, propiciam mais nutrientes por quilo que os volumosos. No entanto, uma dieta que contenha alto teor de concentrados vai causar distúrbios digestivos nos bovinos, devido à natureza do seu sistema de digestão, que depende da presença de fibras vegetais para funcionar corretamente.

III- Mineral

Um último fator importante é a suplementação mineral, já que apesar de o pasto ser o alimento natural dos bovinos, não suprem os animais de todos os minerais necessários.

Podemos concluir, com isso, que ter boas pastagens será o caminho para proporcionar ganhos de peso significativos na engorda em pasto; e que a suplementação, em suas diferentes vertentes, deverá fazer parte do manejo alimentar do rebanho em terminação.

 ===============================



VIDA NA ROÇA

O Quebrar de um Encanto


Sempre fui uma jovem com pouca sorte no amor, pode-se assim dizer. Quem eu mais gostava acabava por não me dar valor; e a pessoa que realmente amei, que senti um amor maduro, foi aquela que gostou de mim enquanto eu sofria num namoro sem futuro, e eu só a dei valor quando já se tinha encaminhado, dado um rumo à sua vida sem mim. Sempre em desencontros com o meu destino amoroso.

Numa viagem de férias, em passeios, diversões, vejo aquele que veio a despertar um certo interesse em mim, uma tentação para ser mais explícita. Mas nada fiz para matar a curiosidade, ele até me foi apresentado, mas eu bem na minha. Entretanto, no meio dessa viagem, fiz outra. Quando regressei àquele país, tivemos outras oportunidades de nos vermos, aí trocamos números, e, não demorou muito, saciei o meu desejo.

Talvez tenha sido rápido demais, mas porquê esperar se o que eu queria era acabar com a tentação? No dia seguinte, chegamos a estar juntos, ele mostra-se também interessado, lembrando-me de momentos, de coisas que ele ouviu da minha boca, quando ainda nem éramos próximos, coisas que não me lembro sequer, e até da minha casa ele se lembra, e eu não me recordo de nada.

Ele quis saber sobre mim, minha vida, e disse que não tinha namorada, tal como eu. Acontece que eu tinha bem menos de uma semana para estar nesse país, pois as férias estavam bem no fim. No dia em que eu tenho que viajar, e ele não acreditava que realmente eu iria, porque já estava para ir a dois dias, ele fica meio que preocupado. Já estava eu a caminho do aeroporto, e ele ligou pra mim, todo carinhoso, a dizer que teve medo de se envolver, e depois acabar magoado, a dizer também pra eu esperar por ele, que ele vinha ter comigo meses depois, a pedir para eu não ir... mas acabei por vir.

Chegando ao meu país (que também é o dele, mas ele estuda fora), a gente ia falando, chegou até a usar a expressão “namorada”, e eu fiquei meio que surpresa, mas gostei da ideia. Até que tivemos um problema grande, porque eu, tal como ele, gosto muito de nights, mas como eu sou mulher fica mal, ele é muito machista, mesmo dizendo que adorava o meu jeito alegre, nem aí pras pessoas, divertida.

O que mais me impressionava eram os detalhes, ele não se esquecia de nada, elogiava-me sempre, elevava-me. Cheguei a meter na minha cabeça que era melhor fazer pela relação, e aí parei com as nights, pois também já andava cansada de sair todos os fins de semana, parei mesmo. Há dias, ele chegou a dizer que como uma música que ele muito ouve, eu era boa demais pra ele, (no sentido de que eu sou bonita de cara e corpo, cobiçada, sente-se inseguro e desconfiado), mas ao mesmo tempo sou boa demais para ele me deixar. Senti uma coisa muito forte, mexeram muito comigo essas palavras, mas disfarcei, pois tinha a webcam ligada. Ele ficou de vir visitar o nosso país, mas disse que prefere vir depois do aniversário, e eu claro que compreendi.

Entretanto, hoje, ele faz anos... liguei e não me atendeu. Mandei uma mensagem, isso à meia noite e poucos, a desejar feliz aniversário e a dizer que iria ligar mais tarde, pois deduzia que ele estivesse na night, se divertindo com os seus amigos. Rezei por ele, pra Deus lhe desejar vida longa, como rezo em muitos dias, no meio da minha oração antes de dormir. Escrevi nos meus nicks de tudo, msn, skype, facebook, um “feliz aniversário meu amor”...

E estava-me a guardar pra telefonar agora, por volta das 16h daqui... ... mas há duas horas, não me lembro ao certo, recebo uma mensagem dele no telefone que diz “não me chames mais de amor, eu tenho namorada”... Respondi “ok, e posso saber quem é?”... Ele diz “vais conhecer... Beijo”, a me despachar, pois agora, não sou ninguém, nunca fui afinal.

Estou triste, com raiva também, afinal fui enganada, e cada vez mais tenho a certeza que os homens da minha vida não merecem consideração alguma... As coisas pareciam estar boas, as ausências dele que agora se explicam, pra mim eram normais.

É isso, eu fui só mais uma. Triste pra mim. Estava bom demais pra ser verdade... Estou triste, meu coração dói, mas é a vida, acredito que Deus tem algo bem melhor pra mim... já orei ao Senhor, e sei que Jesus Cristo está aqui ao lado de mim, e que não estou sozinha. Agora é só esperar que o tempo cure mais essa dor, porque eu tenho orgulho, não direi mais nada, fui humilhada, e tenho consciência do meu valor. Quem perdeu foi ele, porque eu sou boa pessoa, e Deus é testemunha disso. Obrigada por lerem o meu desabafo... Sinto-me bem quando escrevo. Boa semana pra vocês.*

Postar um comentário

0 Comentários