PROGRAMA DE FAZENDA EM FAZENDA EM 16 DE DEZ 2022

 


ABERTURA

*VIVER NA ROÇA É ASSIM!!!



VIVER NA ROÇA É ASSIM!!!

Às quatro e meia levanta

Para cuidar da ordenha;

Faz o fogo e lasca a lenha,

Pra fazer almoço e janta,

Vai para o roçado e planta,

Feijão, milho, amendoim,

Fava, batata e capim,

Jerimum, alho e verdura,

Pra que garanta a fartura,

Viver na roça é assim.

Joga milho no terreiro

Para as galinhas e o galo,

Bota reação pra o cavalo,

Ceva o porco no chiqueiro,

Chama o cachorro trigueiro,

Cujo nome é “arlequim”;

Irriga um pé de jasmim,

Pra que brote a flor cheirosa,

Também rega o cravo e a rosa,

Viver na roça é assim.

Para enrolar o cigarro

Usa uma palha de milho;

Bate a enxada no trilho,

Pega a quartinha de barro;

Logo atrela os bois no carro,

Todo dia faz assim;

Convida o filho Crispim,

E juntos vão pra campina,

Para cumprir a rotina,

Viver na roça é assim.

Monta no velho alazão

Que se chama “pirilampo”

E vai percorrer o campo,

Pra cuidar da criação;

Vai buscar um boi ladrão,

Que tem instinto ruim;

Quando encontra o bicho, enfim,

Leva e prende no curral,

Confinando o animal,

Viver na roça é assim.

Quando chega o São João

Muito alegre o povo fica;

Sobra pamonha e canjica,

Cachaça, vinho e quentão;

Na frente do casarão,

A fogueira faz festim,

Quando acende o estopim,

Explode o som da roqueira,

Que ecoa na cordilheira;

Viver na roça é assim.

Dezembro se aproxima

Já se pensa num renovo,

Pra natal e ano novo,

Todo pessoal se anima;

Começa esquentar o clima,

Surge alegria sem fim;

Tuba, pistão e clarim,

Garante a animação,

Logo após a procissão,

Viver na roça é assim.

O camponês no domingo

Sempre comparece a missa;

E sem que haja cobiça,

Vai a quermesse ou ao bingo,

Bem vestido qual um gringo,

Usa uma roupa de brim;

Talvez ele esteja afim,

De arranjar uma donzela,

Pra depois casar com ela,

Viver na roça é assim.

Do campo sinto saudade

Daquela vida modesta,

Bem no meio da floresta,

Longe da modernidade,

Na maior tranquilidade,

Sem revolta nem motim;

A maciez do cetim,

Vem na leveza da brisa,

Que bem fagueira desliza,

Viver na roça é assim.

==========================

 MENSAGEM DE REFLEXÃO

Mensagens Relacionadas

Acorde! Levante a cabeça e lute mais forte do que nunca. Vença! Não desista sem tentar; sem tentar mais e com mais poder. O sucesso será sempre o reflexo do esforço e da determinação.

É por isso que devemos ser do tamanho dos nossos sonhos. Só assim vamos alcançar tudo que pretendemos. É preciso acreditar todos os dias e batalhar como se hoje fosse o últim

Oração de sexta-feira

“Mais uma semana está quase terminando. Mais uma etapa na minha vida em que quero atestar minha fé e confiança em nosso senhor Jesus Cristo, tal qual tive a oportunidade de atestar no batismo. Rezo pela graça do batismo de Jesus. Pelo batismo confessamos nossa fé na morte e ressurreição de Jesus Cristo, e atestamos nossa morte para o pecado e nosso propósito de andar puros na vida.

Faz com que isso seja verdade todos os dias de minha vida. Reconheço a Cristo como senhor e salvador, faço parte do seu povo e sou aceito como membro por sua igreja. Que eu seja símbolo de união com Cristo, do perdão de nossos pecados e de nosso recebimento do espírito santo. Amém!”

Oração de hoje sexta-feira

“Senhor Deus de Bondade, nesta sexta-feira, venho diante de ti para agradecer todo o bem que realizas na minha vida. Muito obrigado pelo ar que respiro, pelo alimento à minha mesa, pelas pessoas que amo. Muito obrigado pela força e coragem que me concedes todos os dias.

Eu te peço, Senhor, a graça da perseverança em todas as situações, especialmente naquelas mais difíceis,
que exigem de mim paciência, confiança e firmeza.

Sei que eu nunca estarei só, e que sempre posso contar com teu dedicado auxílio. Dá-me força para superar o medo e a insegurança, e que eu possa, com a tua graça, oferecer apoio a todos aqueles que de mim se aproximarem pedindo auxílio.

Tudo isso eu te peço por Jesus Cristo, teu filho e nosso irmão, na força e na unidade do Espírito Santo. Assim seja! Amém.”

================================

 


Comer sementes de maçã pode levar à morte?


Comer e beber aquilo de que gostamos é um dos prazeres da vida e isso ninguém pode negar, mas vale ficar de olho nos riscos que uma mordida naquela fruta preferida pode trazer. A maçã, conhecida por sua cor vermelha e sabor suculento que vai do doce ao ácido, pode também ser fatal, como na famosa história da Branca de Neve, clássico dos irmãos Grimm.

Mas isso realmente pode acontecer?

"É muito improvável que isso aconteça, mas, sim, é possível. A semente de maçã, de damasco, de pêssego, de ameixa e de cereja, entre outras, possui uma substância denominada amigdalina", explica Marcelo Perrenoud, professor de biologia do curso Anglo. "Quando consumida, ela é hidrolisada com o auxílio de diversas enzimas e um dos produtos gerados na hidrólise é o cianeto de hidrogênio, potencialmente letal se for ingerido acima de determinadas concentrações."

Essa substância, a amigdalina, quando ingerida em quantidade, pode causar sintomas como: náuseas, vômito, dores de cabeça e na região da barriga, confusão mental, tonturas e calafrios. Crianças e pets são os que correm mais risco.

O professor explica que para haver uma intoxicação é necessário o consumo de uma quantidade bem alta da substância. "Uma pessoa teria que ingerir mais de 200 sementes para apresentar sintomas de uma intoxicação severa, claro, o número pode variar em função da massa corpórea do indivíduo."

O cianeto também é uma toxina letal encontrada na semente, após a liberação dessa substância durante a digestão, o processo de envenenamento pode chegar até a corrente sanguínea e atingir as células, afetando diretamente o desenvolvimento vital intracelular, como, por exemplo, a respiração celular responsável pelo fornecimento de energia às células.

 ====================================


CANTANDO HISTÓRIA

O MENINO E A ROSA 

IRÍDIO E IRINEU

 Compositor: Luizinho Rosa/G. Rosa

 O Menino E A Rosa/Data de lançamento

1998
 https://www.youtube.com/watch?v=9RPXWoCcDFI

===================================

 

Leite que você toma não foi roubado do bezerro


A vaca produz em média 20 litros de leite por dia e o bezerro consome apenas 6 litros diários. O volume excedente é destinado à indústria láctea

O consumo de leite no País foi o mais alto da história entre anos de 2013 e 2014: 176 litros por pessoa por ano. Isso significou 482 mililitros (ml) de leite por dia (quase dois copos diários, em média). Em 2019, o consumo caiu para 169 litros por pessoa por ano. Por dia, seriam 463 ml diários para cada brasileiro.

Boa parte da explicação para essa redução foi uma queda pontual na produção. Segundo o dado mais recente do IBGE, o Brasil produziu 33,8 bilhões de litros, em 2018, e pode ter seguido a mesma tendência de queda em 2019. No entanto, a trajetória dos últimos 10 anos é de crescimento da produção. O recorde foi em 2014, quando o País produziu 35,1 bilhões de litros.

Apesar da queda pontual da produção, é possível observar um número crescente de pessoas que optam por não consumir o alimento. E não tem a ver com o casos de intolerância a lactose. Tem muita gente por aí que acredita que, ao consumir leite, está roubando o alimento que deveria ser para o consumo exclusivo dos bezerros.

Será? Claro que não! O Agrosaber explica porque você pode continuar tomando leite e com a certeza de que os bezerros vão continuar bem nutridos.

“A necessidade de leite de um bezerro é de cerca de seis litros diários”, explica o zootecnista Gustavo Sousa Gonçalves, coordenador do programa de melhoramento genético da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando (Girolando). “Isso atende todas as necessidades nutricionais dos animais. Imaginando que uma vaca de aptidão leiteira produz uma média de 20 litros por dia, há um excedente de 14 litros todos os dias.”

Portanto, a vaca supre todas as necessidades do filhote e, com o excedente de produção leiteira, é capaz de sustentar uma das cadeias de alimentos mais importantes no mundo: a dos lácteos, com a produção de leites, queijos, requeijões, doces e iogurtes.

Produção excedente

Gonçalves explica ainda que em suas primeira horas de vida, depois de receber da mãe o colostro, o primeiro leite e que funciona como uma vacina, os bezerros vão diminuindo aos poucos o apetite pelo alimento e, à medida que crescem, passam buscar nutrientes em alimentos sólidos como pasto e rações.

Isso significa que a produção leiteira não priva os filhotes de nenhuma gota de leite da vaca, ou seja, quando você estiver tomando um copo de leite ou usando o alimento em alguma receita, não se preocupe. Nenhum bezerro estará deixando de se alimentar. “Um bezerro nem seria capaz de tomar tudo e, mesmo se tomasse, isso poderia causar males intestinais.”

Vocação para o leite

É válido lembrar que muitas raças de bovinos produzem mais leite que outras. O AgroSaber já falou sobre elas: o holandês, o gir, o girolando (que é um cruzamento entre o holandês e o gir) e o jersey estão entre as principais raças leiteiras do Brasil.

Gonçalves conta que o trabalho de melhoramento genético vem selecionando animais que produzem cada vez mais o alimento. E isso é o que vem aumentando a capacidade de produção no País.

Há vacas que produzem 50 litros diários ou até mais, ao longo de 305 dias, se estiverem bem alimentadas e com os cuidados adequados com a saúde. Ordenhá-la todos os dias é benéfico para sua saúde. Resíduos e sobras de leite podem significar proliferação de doenças.

========================

 


A HORA DO SÁBIO

O Alpinista


Esta é a história de um alpinista que sempre buscava superar mais e mais os desafios. Ele resolveu, depois de muitos anos de preparação, escalar o Aconcágua. Mas ele queria a glória somente para ele e resolveu escalar sozinho, sem nenhum companheiro para dividir, o que seria natural no caso de uma escalada dessa dificuldade.

Ele começou a subir e foi ficando cada vez mais tarde. Porém, ele não havia se preparado para acampar e resolveu seguir a escalada decidido a atingir o topo. Escureceu e a noite caiu como um breu nas alturas da montanha e não era possível mais enxergar um palmo à frente do nariz. Não se via absolutamente nada. Tudo era escuridão, zero de visibilidade, não havia lua e as estrelas estavam cobertas pelas nuvens. Subindo por uma “parede” a apenas 100 metros do topo ele escorregou e caiu.

Caía a uma velocidade vertiginosa e somente conseguia ver a terrível sensação de ser sugado pela força da gravidade. Ele continuava caindo… e nesses angustiantes momentos, passaram por sua mente todos os momentos felizes e tristes que ele havia vivido em sua vida. De repente, ele sentiu um puxão forte que quase o partiu pela metade. Como todo alpinista, havia cravado estacas de segurança com grampos a uma corda comprida que fixou em sua cintura.

Nesses momentos de silêncio, suspenso nos ares da completa escuridão e não sobrou para ele nada além do que gritar. E gritando só conseguia ouvir seu próprio eco, então rogou a Deus: “Óh… meu Deus, ajude-me!!!”. De repente uma voz grave e profunda vinda do céu, respondeu: “O que você quer de mim, meu filho?” – Me salve meu Deus, por favor!! E Deus lhe respondeu: “Você realmente acredita que Eu possa te salvar?” E o alpinista respondeu: “Eu tenho certeza meu Deus!!”. E Deus respondeu: “Então corte a corda que te mantém pendurado…

Houve um momento de silêncio e reflexão. O homem se agarrou mais ainda à corda e refletiu que se fizesse isso certamente morreria…





O pessoal do resgate conta que no outro dia encontrou o alpinista congelado, morto, agarrado com força, com as duas mãos a uma corda… a tão somente dois metros do chão

Esta é uma história real e a dedução feita no diálogo com Deus é feita porque o alpinista foi encontrado há apenas dois metros do chão.


Não existe meia fé.

É pelo medo de nos desapegarmos de certas situações que aparentemente nos oferecem segurança que deixamos de alcançar maiores conquistas. A mesma corda que lhe dá segurança pode também ser o seu fim.

Pense nisso!

=================================

O FINO DO BREGA 

 BARTO GALENO - NO TOCA FITA DO MEU CARRO

https://www.youtube.com/watch?v=qWjr8cJQtYQ

 


CLIQUE AQUI COTAÇÃO DO CACAU

============================== 

 


3 alimentos fundamentais para a engorda de bois em pasto? Descubra!

Oferecer forragem de qualidade, tenra e nutritiva é o primeiro passo para um bom manejo. Esse é o objetivo básico do manejo das pastagens.


“É necessário considerar, entretanto, que mesmo forrageiras de altíssima qualidade proporcionam ganho de peso moderado, em razão de ser um fator limitante a capacidade do animal de ingerir e digerir forragens”, afirma Adilson de Paula Almeida Aguiar, professor do Curso CPT Terminação de Bovinos em Pasto.


Para que ganhos mais altos possam ser obtidos no sistema de engorda de bovinos em pasto, 3 tipos de alimentação deverão ser fornecidos ao gado:


I- Forragens

Por terem alto teor de água e fibra, as forragens têm de ser consumidas em grande volume pelos animais, sendo, por isso, classificadas como alimentos volumosos.

Um quilo de folhas tenras de gramínea apresenta entre 15% e 20% de matéria seca, ou seja, entre 800 g e 850 g do peso total do alimento é composto por água.

II- Concentrados

Já os alimentos concentrados oferecem maior quantidade de nutrientes por quilo de produto, pois apresentam, no máximo, 12% de umidade, ou seja, 88% de sua composição é matéria seca.

Por isso, propiciam mais nutrientes por quilo que os volumosos. No entanto, uma dieta que contenha alto teor de concentrados vai causar distúrbios digestivos nos bovinos, devido à natureza do seu sistema de digestão, que depende da presença de fibras vegetais para funcionar corretamente.

III- Mineral

Um último fator importante é a suplementação mineral, já que apesar de o pasto ser o alimento natural dos bovinos, não suprem os animais de todos os minerais necessários.

Podemos concluir, com isso, que ter boas pastagens será o caminho para proporcionar ganhos de peso significativos na engorda em pasto; e que a suplementação, em suas diferentes vertentes, deverá fazer parte do manejo alimentar do rebanho em terminação.

 ===============================


 

VIDA NA ROÇA

 

Tenho Fé! | Preciso Falar


Olá sou nova aqui... E hoje gostaria de dividr um pouco da minha vida... Venho de um relacionamento que durou 1 ano e que, desde o inicio, não daria certo. Ele me conheceu através do meu cunhado, havia se separado há 3 meses, no ínicio fiquei com medo pois eu estava solteira aproveitando a vida há 5 anos e não queria me incomodar. 

Começamos a namorar logo depois que ficamos, foi tudo muito rápido, ele dizia que eu era a mulher da vida dele, que me amava e nunca me deixaria... Mas isso não durou muito, a ex dele ficou sabendo e começou a incomodar, foi terrível, ela todo dia ligando, mandando mensagens, colocando a filha como motivo pra voltar... 

A mãe dele também era uma pessoa difícil, dizia que gostava de mim mas viva me criticando pelas costas, vivia dizendo que era para terminarmos, ela sentia ciúmes dele comigo... Estávamos pensando em casar e ir morar na cidade dele, mas eu não sentia mais aquele sentimento todo dele, ele viajava muito para a cidade dele e me deixava sozinha, e quando eu falava que estava cansada de viver só e me estressando com a ex, ele dizia que eu reclamava demais, que nunca estava contente com nada. 

Mas o que eu queria era simples: que ele me desse mais atenção! Pensei várias vezes em terminar, quando eu falava para ele, ele sempre me pedia para não fazer isso que ele gostava de mim e queria ficar comigo, até que ele entrou de férias e foi para cidade dele no mesmo dia que estávamos completando 1 ano juntos. Ele sequer quis comemorar, pegou a filha e foi para a cidade, disse que voltaria em duas semanas mas ficou três semanas. Neste tempo, eu fiquei doente, ele nem deu muita importância, às vezes me ligava e dizia que não podia falar muito pois a filha tomava muito tempo dele. 

Eu aguentei muito, muito... Até que eu mandei uma menssagem dizendo que talvez eu não iria embora para a cidade dele, discutimos muito até o dia que ele voltou para minha cidade, diferente, me pediu um tempo, disse que estava com depressão e que não queria me afundar com ele.... No início eu sofri muito, mas agora eu estou calma, mas com raiva ainda dele, porque eu sei bem que ele ficou comigo para não ficar sozinho, para mostrar para ex que tinha uma namorada... 

Fazem 4 meses que não estamos juntos, acho que ele já tem outra, ele diz que é para eu não ficar remoendo, não ficar sofrendo, mas ele não sabe o que é ser usado para mostrar para ex que está bem, que está acompanhado, e isso eu sei, me senti uma ignorante, uma burra com tudo o que passou tive 1 ano de tormento e que poucas vezes eu estava em paz...

Fiquei de luto por 3 meses para curar as feridas que foram muitas... Estou voltando à minha vida de solteira... Sou uma mulher que chamo atenção, me considero bonita, sou loira, olhos azuis... Alta... Sei que logo vou encontar alguém que me trate como devo ser tratada mas, por enquanto, me bate uma tristeza como se nunca mais serei feliz...

Eu quero esquecer ele e viver a minha vida, não quero mais lembrar das coisas ruins que vivi com ele. Tenho esperança que logo vou ser feliz!!!!

Postar um comentário

0 Comentários